Os ouvidos são órgãos pares localizados de um lado e outro da cabeça e têm um papel fundamental na audição e no equilíbrio1.
O aparelho auditivo divide-se em ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno2 (Fig. 1) e cada uma destas partes, tem um papel importante no processamento do som e no equilíbrio.
O ouvido externo é composto pelo pavilhão auricular (vulgarmente designado de orelha) e pelo Conduto Auditivo Externo até à membrana timpânica.
O ouvido médio é uma cavidade arejada por trás da membrana timpânica, contém os ossículos e comunica com a parte posterior do nariz por estreitos canais, as trompas de Eustáquio.
O ouvido interno localiza-se no osso temporal, na profundidade do crânio1,2.

https://otosurgeryatlas.stanford.edu/otologic-surgery-atlas/surgical-anatomy-of-the-ear/
Como se processa a audição?
O ouvido externo recebe e conduz o som até ao ouvido médio que o amplifica e conduz até ao ouvido interno. No ouvido interno o som é transformado em sinais elétricos que são enviados ao cérebro pelos nervos auditivos. O ouvido interno também tem um papel no equilíbrio do corpo1,3,4.
Ouvido externo
O pavilhão auricular (orelha) é a parte do ouvido que pode ser vista exteriormente dum lado e do outro da cabeça. Tem a forma dum cone de superfície irregular, com uma inclinação de 30° que facilita a captação do som originado sobretudo à frente. Os vários relevos do pavilhão têm um papel na deteção da localização da fonte sonora1,3.
O som é conduzido pelo conduto auditivo, terminando na membrana timpânica (ou tímpano), uma fina membrana elástica que vibra e faz fronteira com o ouvido médio. Este canal é revestido por pele e tem glândulas produtoras de cerúmen1,3,4.
Ouvido médio
O ouvido médio é uma cavidade arejada situada por trás da membrana timpânica. Comunica com a parte posterior do nariz por um estreito canal chamado trompa de Eustáquio, que permite normalizar as pressões e drenar o muco do ouvido médio. Pressão do ar igual em ambos os lados da membrana, é importante para uma boa audição4.
Esta cavidade aloja 3 pequenos ossos - o martelo, a bigorna e o estribo-que funcionam como alavancas amplificadoras do som que lhes é transmitido pelo tímpano, amplificando-o no sentido do ouvido interno1,3,4 (Fig. 2).

https://otosurgeryatlas.stanford.edu/otologic-surgery-atlas/surgical-anatomy-of-the-ear/
Ouvido interno
O ouvido interno situa-se no osso temporal, na profundidade do crânio. Agrupa dois órgãos sensoriais - o vestíbulo (do qual fazem parte os canais semicirculares), é o órgão do equilíbrio, e a cóclea ou caracol que é o órgão da audição1,4 (Fig. 3).

https://otosurgeryatlas.stanford.edu/otologic-surgery-atlas/surgical-anatomy-of-the-ear/
As estruturas do ouvido interno são preenchidas por fluidos que circulam num sistema de pequenos canais e bolsas - o utrículo e o sáculo e as rampas vestibular e timpânica. O vestíbulo e a cóclea contêm células e estruturas microscópicas que possuem sensores que são estimulados pelos fluidos e que enviam sinais de equilíbrio e audição ao cérebro pelo nervo vestíbulococlear.
1. Dr. Brian Yeom, Waikato Clinical Campus https://www.entinfo.nz/anatomy-of-the-ear/ consultado em 16-11-23
2. Dr. Jackler and Ms. Gralapp https://otosurgeryatlas.stanford.edu/otologic-surgery-atlas/surgical-anatomy-of-the-ear/ consultado em 16-11-23
3. Anatomia e Fisiologia auditiva, Trigueiros N., Subtil J., in Otoneurologia, 29-38, 1ª Edição 2023, Ed. Círculo Médico
4. https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hearing-loss/in-depth/ear-infections/art-20546801 consultado em 16-11-23