Pharmaceutical Advice
Otite externa
Um paciente com otite externa diagnosticado e medicado, apresenta habitualmente melhoria do seu quadro clínico em 48-72h após o início do tratamento.
O aconselhamento farmacêutico tem um papel importante no sucesso do tratamento e na prevenção das infeções futuras1
Correta aplicação das gotas auriculares
O utente deve inclinar a cabeça no ombro oposto ao do ouvido infetado, fazer a tração do pavilhão para cima e para trás e colocar as gotas prescritas (em crianças pequenas, o lóbulo da orelha deve ser puxado para baixo). Em alternativa poderá fazê-lo deitado, com o ouvido afetado virado para cima. O procedimento é facilitado se as gotas forem colocadas por outra pessoa. A posição da cabeça deve manter-se durante cerca de 3 a 5 minutos, massajando suavemente o pavilhão auricular (orelha).
Medidas não farmacológicas
Deve ser aconselhado manter o ouvido seco, evitando a exposição do ouvido à água durante o tratamento. Desde que não haja dor e exsudado, a utilização de tampões protetores pode ser considerada. Enquanto houver dor e exsudado, as próteses auditivas e auscultadores intra- auriculares, assim como a manipulação do canal devem ser evitados.
Prevenção
A prevenção das recidivas baseia-se na evicção dos fatores de risco.
- Evitar a entrada de água nos ouvidos recorrendo a tampões (atenção à sua desinfeção regular e boa manutenção);
- Evitar a manipulação do canal auditivo para pseudo-limpezas ineficazes ou para coçar o prurido;
- Evitar entrada de champôs e colorantes do cabelo;
- Remover as audiopróteses e manter uma boa higiene e cuidado.
1. https://ordemfarmaceuticos.pt/fotos/editor2/2022/www/cim/publicacoes_otite_externa.pdfhttps://clancy-ent.com.au/procedures/ear-plugs/