Entre no universo das Doenças Oftalmológicas e fique a saber mais sobre alguns dos problemas mais comuns, que afetam a forma como vemos o mundo.
O que é a miopia?
Corresponde a um erro refrativo do olho em que as imagens são focadas à frente da retina.
Os doentes com miopia podem ver nitidamente os objetos próximos mas vêm desfocados os objectos distantes.
O que é a hipermetropia?
Trata-se de um erro refrativo do olho em que as imagens são focadas atrás da retina.
Embora se trate de uma condição que tende a desfocar as imagens a qualquer distância, os jovens podem compensar a visão de longe tornando o cristalino mais convergente pelo processo de acomodação, mantendo-se contudo a desfocagem para perto.
O que é o astigmatismo?
Consiste num defeito refrativo do olho que resulta da diferença no grau de refração de diferentes meridianos.
O que é a presbiopia?
Representa a incapacidade progressiva de focar os objectos próximos resultante da diminuação do poder de acomodação e que apresenta uma relação direta com a idade.
Esta dificuldade é habitualmente sentida entre os 40 e 45 anos e vai-se deteriorando ao longo da vida até aos 60 anos, altura em que a capacidade de acomodação é praticamente nula.
O que é a catarata?
A catarata é uma opacificação do cristalino que provoca diminuição da acuidade visual.
O que é a glaucoma?
O glaucoma é uma doença do nervo ótico que evolui habitualmente com aumento da pressão intra-ocular (acima dos 21 mmHg), alterações nos campos visuais e escavação da papila do nervo ótico.
Apesar de existirem casos de glaucoma com pressões intra-oculares normais este fator é indiscutivelmente o mais importante no aparecimento e desenvolvimento da doença.
O que é a retinopatia diabética?
A retinopatia diabética e as complicações que lhe estão subsequentes são a primeira causa de cegueira no países ocidentais.
Em termos fisio-patológicos corrensponde a uma microangiopatia (doença dos pequenos vasos) que atinge vários orgão entre os quais se encontram os rins, coração, o sistema nervoso e os olhos.
O que é a DMI?
A DMI é uma doença frequente com início, habitualmente, após os 60 anos de idade que atinge a visão central mantendo nos doentes a visão periférica inalterada. Mas dado que a visão central (da mácula) é aquela que nos permite a definição mais nítida, a acuidade visual sofre uma diminuição profunda.
Surge como um processo de envelhicimento (degenerescência) dos tecidos orgânicos.